Quais são os principais tipos de algodão? Conheça aqui!

Quais são os principais tipos de algodão? Conheça aqui!

O algodão é um tecido que faz parte do dia a dia de muita gente, pois ele é usado na confecção de roupas, lençóis, toalhas, entre outras coisas. Mas algodão não é tudo igual!

Existem diferentes tipos de algodão e alguns deles se destacam entre os demais por conta de características especiais como suavidade, resistência e durabilidade.

Para ajudar você a conhecer melhor os principais tipos de algodão, preparamos este artigo. Assim você vai poder fazer as melhores escolhas na hora de investir em uma peça de roupa ou outros produtos feitos com esse tecido.

Boa leitura!

 

Conheça a história do tecido de algodão

As primeiras referências históricas ao algodão remontam ao Código de Manu, do século VII a. C., considerada a legislação mais antiga da Índia. 

Antes da Era Cristã, os escritos antigos mostravam que as Índias eram a principal região de cultura do algodão. O Egito, o Sudão e a Ásia Menor também já usavam o algodão como uma das principais matérias-primas, assim como outras civilizações antigas, como os incas, no Peru, que já utilizavam o algodão desde 4.500 A.C..

A palavra algodão deriva da expressão al-guTum, na língua árabe. Afinal, foram os árabes que transmitiram a cultura do algodão pela Europa, no segundo século da Era Cristã. Depois, gerou palavras como cotton, em inglês; cotone, em italiano; algodón, em espanhol e algodão, em português. 

 

 

Os povos árabes foram os primeiros a fabricar tecidos e papéis com a fibra do algodão. A Europa, por sua vez, começou a usar regularmente o algodão na ocasião das Cruzadas. Com o advento de novas máquinas de fiação, no século XVIII, foi que a tecelagem que começou a dominar o mercado mundial de fios e tecidos. 

Um salto significativo na produção do algodão acabou acontecendo nos Estados Unidos. Em 1792, Eli Whitney inventou o descaroçador de rolo do algodão, que, na prática, conseguiu separar as sementes das fibras. 

O país iniciou a produção comercial de algodão nos estados da Carolina do Sul e da Geórgia, com o uso dos primeiros descaroçadores de rolo. Ao longo do tempo, a invenção contribuiu para transformar os Estados Unidos no maior produtor de algodão do mundo. 

 

Quais são os principais tipos de algodão?

Entre os principais tipos de algodão, estão o pima, o egípcio, o alcala, o upland, o reciclado e o orgânico. Saiba mais sobre cada um deles!

 

Algodão Pima

Para começar, vamos detalhar as características do algodão pima, que é considerado o melhor algodão do mundo. Ele alcançou esse título por conta de propriedades como a suavidade, a resistência e a durabilidade. 

Esse tipo de tecido tem uma fibra bem mais longa do que o algodão comum. Enquanto a fibra do algodão tradicional tem o comprimento de, no máximo 31 mm, a do pima varia entre 38 e 41 mm. 

Com fibras extra-longas e finas, o algodão pima precisa de uma quantidade inferior de nós entre as fibras para que o tecido seja produzido. Na prática, esse atributo resulta na diminuição da chance de o fio se romper. Por consequência, a resistência dessa matéria-prima também aumenta. 

Essa é uma vantagem essencial para quem lida com uma rotina intensa, pois as roupas feitas com o algodão pima não se desgastam com facilidade. Mesmo depois de serem lavadas várias vezes, a qualidade e a maciez do tecido permanecem. Esse tipo de algodão pode durar 50% mais tempo do que outras espécies!

Mas quer saber o que faz esse algodão ser tão especial assim? São as condições do solo, do clima e da colheita que tornam o pima mais exclusivo. A origem do tecido é a planta gossypium barbadense, que se desenvolve com as sementes escuras e as flores amarelas.

Essa espécie de algodão também tem uma característica particular: não necessita da utilização de pesticidas para a safra. Além do mais, a colheita do pima é feita com as mãos, com todo o cuidado para preservar os atributos do material.  

Como resultado, o pima é um tipo de algodão bem macio, daqueles que parecem um abraço na sua pele. Assim, também é recomendado para quem tem sensibilidade a outros tipos de tecido. Para completar, o pima ainda seca mais rápido do que os tecidos sintéticos e não vai deixar você com a roupa molhada de suor. 

 

Algodão Egípcio

Assim como o pima, o algodão egípcio também vem da planta gossypium barbadense —por isso, ambos os tipos de algodão têm fibras consideradas extra longas. A diferença entre o pima e o egípcio é a região onde cada um deles é cultivado. Por causa das condições climáticas do Peru, a planta produzida naquela região tem uma cera que protege os fios e os torna mais macios do que o algodão egípcio.

Ainda assim, este último é um algodão de alta qualidade e maciez!

A produção do algodão egípcio teve origem há mais de cinco mil anos. Hoje, o cultivo é feito principalmente no delta do Rio Nilo, região que se destaca por ter pouca chuva e sol intenso. A colheita desse tipo de algodão também é manual.

O algodão egípcio é conhecido por sua alta qualidade, que se deve ao comprimento das fibras. Ele ainda é bastante durável e resistente. O algodão produzido no Egito também costuma ser categorizado conforme o número de fios que formam o tecido, sendo classificados como 110 fios ou números acima disso. 

Além do mais, as peças feitas com o algodão egípcio são muito confortáveis para quem as veste. Por isso, esse tipo de algodão é utilizado na produção de vários itens como camisetas, roupas íntimas, artigos de mesa e de cama. 

 

Algodão Alcala

Outro tipo de algodão importante é o acala, utilizado principalmente para produzir camisetas e malhas finas. As fibras desse tipo de tecido são consideradas média-longas e têm um comprimento que varia entre 32 mm e 34 mm. 

A produção do algodão alcala é feita em regiões como os Estados Unidos e o Peru. No Brasil, o alcala também já foi produzido em propriedades localizadas no Mato Grosso e na Bahia. 

 

Algodão Upland

Já o algodão upland tem as fibras mais curtas. Com o comprimento da fibra inferior a 32 mm, ele é cultivado aqui no Brasil na região do cerrado. E você sabia  que nós somos o 5º maior produtor e o 4º maior exportador mundial do upland?

Esse tipo de tecido é utilizado para a confecção de várias peças. Entre elas, é possível citarmos as roupas jeans, itens de cama, mesa e banho, além de camisetas para o dia a dia.

 

Algodão Reciclado

O algodão reciclado é obtido por meio do reaproveitamento de outros tipos de algodão. Com os processos de trituramento e estreitamento, o algodão reciclado fica com uma espessura parecida com a do algodão comum. 

O resultado dessa reciclagem são fibras mais curtas e difíceis de serem fiadas. O algodão reciclado, muitas vezes, é misturado a outros tipos de fibras para que se torne mais resistente. 

Assim, o algodão reciclado pode ser misturado com algodão orgânico ou tradicional, representando, em geral, até 50% da composição de malhas. Quando combinado com fibras sintéticas, a exemplo do poliéster ou acrílico, o algodão reciclado pode alcançar até 80% da composição do tecido. 

 

Algodão Orgânico

Já o algodão orgânico é feito com os fundamentos da agricultura orgânica. Isso quer dizer que não são usados pesticidas nem agrotóxicos para o plantio e que é utilizado um sistema de rotação de culturas garante a sua produção.

A maioria do algodão orgânico produzido no Brasil tem origem na região Nordeste, mais precisamente no semiárido. Geralmente, a agricultura orgânica no país tende a ser um negócio familiar. Ainda que a produção desse tipo de algodão seja considerada pequena, aos poucos está crescendo no mercado brasileiro.

O algodão pima é um dos melhores tipos de algodão

Qual é o melhor tipo de algodão do mundo?

O algodão pima é considerado o melhor do mundo. Ainda que os outros tipos de algodão também tenham a capacidade de formar tecidos de alta qualidade, o pima tem propriedades especiais que o tornam superior.

Uma dessas propriedades é a produção de uma cera que reveste os fios e os torna mais macios. Para que essa cera seja produzida pela planta, ela precisa ser cultivada sob condições de temperatura e umidade muito específicas, encontradas somente em uma determinada região do Peru, chamada de Piura.

 

Mas e a malha de algodão egípcio?

Algumas pessoas consideram o egípcio o melhor algodão do mundo. E de fato ele é um tecido de alta qualidade, mas a planta cultivada no Egito não tem a capacidade de produzir a cera produzida pelas plantas peruanas por causa das características climáticas do país.

É por isso que o algodão pima é considerado melhor que o egípcio!

Mas ainda assim o algodão egípcio é um tecido de alta qualidade e você pode investir nele sem medo.

 

Qual é a melhor malha de algodão para camiseta?

A malha de algodão pima é a melhor para camisetas, pois esse tipo de algodão tem uma maciez diferenciada, conferindo mais conforto para quem está vestindo.

Porém, outros tecidos também são adequados para esse tipo de peça. É o caso do algodão egípcio, do upland e do algodão orgânico.

 

Conheça os tipos de algodão usados na Basico.com

Gostou de conhecer quais são os principais tipos de algodão que existem? Aproveite para saber mais sobre os tecidos de algodão usados nas peças da basico.com. Nossos itens essenciais são feitos para durar e podem acompanhar você em qualquer lugar, sempre com qualidade e liberdade para expressar a sua individualidade. 

 

Algodão Premium 40:1

A nossa malha 100% algodão conta com um acabamento especial de manteiga de cupuaçu. O resultado é um toque super suave, além de respirabilidade e conforto para a sua pele com a nossa camiseta premium.

CAMISETA ALGODÃO PREMIUM FEMININA

 

Algodão Pima

Como você já viu, algodão pima é considerado o melhor algodão do mundo. No catálogo da basico.com, você encontra a linha Life T-Shirt Pima, com produtos que apresentam bastante maciez e leveza. São camisetas em diversas cores e modelagens, que vestem bem no corpo e dão liberdade de movimento. 

CAMISETA PIMA FEMININA

 

Algodão Egípcio

Por último, o algodão egípcio, uma matéria-prima nobre e de altíssima qualidade. O aspecto das peças com esse algodão é bem lisinho e sem imperfeições. Com pureza e respirabilidade, ele também é macio e resistente. 

BERMUDA FIVE POCKETS ALGODÃO EGÍPCIO

 

As nossas peças com algodão egípcio ainda contam com 3% de elastano, para oferecer ainda mais conforto ao vestir. É uma combinação perfeita de qualidade com uma modelagem ainda mais comfy.

 

Algodão orgânico

O algodão orgânico é uma escolha amiga do meio ambiente, perfeita para quem busca sustentabilidade e conforto no dia a dia, mas sem deixar o estilo de lado.

CAMISETA ALGODÃO ORGÂNICO BOLSO MASCULINA

 

Acesse agora a nossa online e conheça os nossos produtos feitos com diferentes tipos de algodão e sempre com foco na qualidade e no seu conforto!