Saiba mais sobre o algodão orgânico e suas vantagens!

Saiba mais sobre o algodão orgânico e suas vantagens!

O algodão orgânico é aquele que é produzido sob os princípios da agricultura orgânica, que é aquela que não utiliza agrotóxicos e nem pesticidas. 

Isso traz benefícios para o meio ambiente como um todo, desde a preservação do solo até as relações de trabalho na lavoura do algodão.

E é sobre isso que vamos falar aqui neste artigo! Além de entender o que é o algodão orgânico e como ele é produzido, você vai saber quais são as suas vantagens em relação ao algodão tradicional e onde encontrar peças feitas com esse tipo de tecido.

Acompanhe!

O que é algodão orgânico?

O algodão orgânico é aquele que é produzido sem que sejam utilizados agrotóxicos e pesticidas. Assim, o tecido produzido a partir dele é uma alternativa que gera menos impacto ao meio ambiente do que o algodão convencional.

As lavouras convencionais de algodão podem ser bastante prejudiciais ao meio ambiente, aos agricultores e aos animais, pois são umas das que mais utilizam agrotóxicos em todo o mundo.

Como esse tipo de produto não é comestível, muitos produtores acham que não há problema em exagerar na quantidade de pesticidas utilizados — o que não é verdade. Você sabia que, a cada ano, cerca de 250 mil agricultores adoecem por causa da manipulação desse tipo de produto?

Como é feito o algodão orgânico?

A produção do algodão orgânico é feita sem a utilização de produtos químicos. Para proteger as plantas contra pragas, os produtores usam métodos naturais.

Alguns exemplos são o plantio de espécies companheiras (quando uma planta ajuda a outra), a rotação de culturas e a presença de insetos benéficos para a lavoura, como é o caso da joaninha.

Essas técnicas, além de proteger as plantas, também ajudam a manter o solo saudável, fazendo com que ele retenha mais nutrientes e, assim, evitando a utilização de água em excesso e a necessidade de utilizar fertilizantes.


A produção de algodão orgânico no Brasil

Aqui no Brasil, a produção de algodão orgânico ainda dá passos lentos. Apesar de sermos um grande produtor desse tipo de planta, a agricultura orgânica ainda é pequena no país, sendo muito associada a negócios familiares e pequenos produtores.

No entanto, aos poucos, esse tipo de negócio vem ganhando destaque no mercado, justamente pelos seus benefícios econômicos e ambientais. Como a diminuição de impactos é uma iniciativa cada vez mais valorizada pelos consumidores, a tendência é que esse tipo de produção vá se tornando mais comum ao longo do tempo.

mãos segurando algodão orgânico

Qual a diferença entre algodão e algodão orgânico?

Existem diversos tipos de algodão e isso, às vezes, pode confundir as pessoas que gostam de consumir produtos com essa matéria-prima.

O algodão orgânico, como você já sabe, é aquele que é produzido sem a utilização de produtos químicos, como agrotóxicos e pesticidas. No lugar desses produtos, são usados métodos naturais para o controle de pragas e outras ameaças à saúde da planta.

Já o algodão convencional é aquele que é tratado intensamente com produtos químicos durante o seu cultivo. Isso faz com que perca algumas de suas características naturais, como a maciez e o peso. 


Quais são os benefícios do algodão orgânico?

Lendo até aqui você já deve imaginar que o algodão orgânico tem algumas vantagens sobre o algodão tradicional, não é mesmo? Conheça as principais!


Menos uso de água

Você sabia que são necessários 2700 litros de água para produzir o algodão para fabricar apenas uma camiseta usando o método tradicional de cultivo?

Já com o algodão orgânico os números são bem diferentes: para produzir a mesma quantidade de tecido, é preciso usar somente 243 litros.


Redução da poluição

Ainda falando sobre água, a produção de algodão de forma orgânica também ajuda a reduzir os níveis de poluição em até 98% — justamente porque não são utilizados produtos químicos como fertilizantes e pesticidas.

 

Menos riscos para os agricultores

Como já mostramos aqui, muitos trabalhadores rurais adoecem por causa da manipulação de produtos químicos. Como a lavoura orgânica não utiliza esse tipo de produto, o risco à saúde dos trabalhadores é consideravelmente menor.


Diminuição da emissão de CO2

O consumo de algodão convencional é responsável pela liberação de cerca de 220 milhões de toneladas de gás carbônico no meio ambiente. 

Já a produção de algodão orgânico consegue diminuir em até 40% o potencial de aquecimento global, causado por esse e outros gases liberados no meio ambiente.

A estimativa é que produzir uma tonelada de algodão tradicional libere 1,8 toneladas de CO2, enquanto a mesma quantidade de algodão orgânico emite 978 kg do gás — uma redução de 46%.

algodão orgânico


Algodão orgânico é a mesma coisa que algodão sustentável?

O algodão orgânico você já conhece, certo? Agora vamos falar sobre o algodão sustentável, já que esses conceitos muitas vezes se confundem, mas são diferentes.

O algodão sustentável é aquele que é cultivado de modo que toda a planta seja aproveitada. Para ser considerado sustentável, o cultivo deve respeitar três pilares: ambiental, social e econômico.

O pilar ambiental envolve a preservação do meio ambiente no qual a produção está inserida. E aqui entram boas práticas ecológicas, o que inclui o uso consciente de defensivos agrícolas.

Ou seja, o algodão não precisa ser orgânico para ser sustentável. Para ser orgânico, o algodão não deve ser produziodo com defensivos e nem com o uso de tecnologias como os transgêneros — práticas que são aceitas para que o cultivo seja considerado sustentável.


Peças de algodão orgânico: onde comprar?

Na basico.com você encontra peças de alta qualidade feitas com os mais variados tipos de algodão — pima, egípcio, orgânico e muito mais!

mulher usando regata preta de algodão orgânico


REGATA RETA EM ALGODÃO ORGÂNICO


Acesse a nossa loja online ou visite uma de nossas lojas físicas, na rua Oscar Freire ou no Shopping Anália Franco, em São Paulo!