Outubro Rosa: o seu básico pode fazer a diferença
Você certamente já ouviu falar em Outubro Rosa, certo? Essa é uma campanha internacional de conscientização sobre o câncer de mama, prevenção da doença e importância do diagnóstico precoce.
Aqui na basico.com a gente leva esse assunto muito a sério e, por isso, junto com o Instituto Protea, estamos realizando diversas ações para levar mais conhecimento para as pessoas e ajudar a custear o tratamento de quem já recebeu o diagnóstico da doença.
Aqui neste artigo, você vai conhecer melhor a campanha, entender como o câncer de mama vem afetando a nossa população e saber como você pode participar dessa iniciativa conosco.
Vamos lá?
O que é o Outubro Rosa?
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. Essa iniciativa existe desde a década de 1990 e foi criada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
Aqui no Brasil o movimento começou a ganhar destaque a partir de 2002 e, em 2018 se tornou uma campanha oficial, após a aprovação da Lei nº 13.733/18. A partir de então, além de empresas e pessoas físicas, o governo também passou a promover ações voltadas para a prevenção contra a doença, como palestras, mutirões e iluminação cor-de-rosa em prédios públicos.
O objetivo dessas ações é alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo o tumor é detectado, maiores são as chances de sucesso do tratamento.
Ou seja, o câncer precisa ser descoberto ainda nos estágios iniciais para ter maiores chances de cura. E, como a doença é assintomática nessa primeira fase, é muito importante que as mulheres façam exames de imagem para detectar quaisquer alterações antes que elas se agravem.
Alguns dados sobre o Câncer de Mama
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele representa mais de 24% de todos os cânceres detectados em mulheres.
Aqui no Brasil, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer entre as mulheres, com taxa de mortalidade ajustada por idade. Ainda segundo o INCA, as maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do país.
Conheça o Instituto Protea
O Instituto Protea é uma organização não-governamental que custeia cirurgias, exames, consultas, radioterapias e quimioterapias para mulheres de baixa renda diagnosticadas com câncer de mama.
O Protea surgiu em 2018 quando seus fundadores perceberam que milhares de mulheres aguardavam na fila de espera para serem tratadas no serviço público de saúde.
Então, por meio do Projeto AMAR, o Instituto passou a receber doações e fazer parcerias com hospitais privados que atendem pacientes do SUS para custear os tratamentos e fazer com que menos mulheres precisem esperar para começar a sua luta contra a doença.
Quem é a fundadora?
O Instituto Protea foi idealizado por Anna Gabriella Antici, que teve câncer de mama duas vezes. Além dela, sua avó, uma tia e sua irmã também tiveram a doença.
Depois de fazer a sua segunda cirurgia, Anna Gabriella soube por uma amiga sobre uma mulher de 30 anos que havia sido diagnosticada com câncer de mama e teria que esperar 6 meses para fazer a cirurgia.
"Na hora, eu pensei: meu Deus, isso não é possível. Não é justo que eu possa me tratar duas vezes e me curar e essa moça tenha que aguardar. Preciso fazer alguma coisa!", conta a fundadora.
Foi então que surgiu a ideia de criar uma ONG para custear o tratamento de mulheres que não podem pagar por ele. "Estudei o assunto e descobri que a situação desta doença é realmente preocupante no Brasil. Apesar de ter até 95% de chance de cura, todo dia morrem, em média, 42 mulheres de câncer de mama em nosso país", diz ela, que hoje é diretora-presidente do grupo.
Hoje o Instituto Protea é um grupo disposto a fazer o possível para vencer o câncer de mama e ajudar cada vez mais mulheres nessa luta.
Como você pode participar dessa luta?
Todo mundo pode contribuir com o Outubro Rosa. Conversar com as mulheres que você conhece sobre a importância da prevenção é algo simples, mas que pode fazer toda a diferença e salvar a vida de alguém.
Por isso, não deixe de se informar sobre o assunto e falar abertamente sobre ele com as pessoas que você conhece. Quanto mais mulheres fizerem os exames de rotina regularmente, como a mamografia e o ultrassom de mama, maiores as chances de cura dos casos diagnosticados!
Compre e ajude: seu básico pode fazer a diferença
E você também pode ajudar o Instituto Protea no custeio dos tratamentos. A basico.com vai doar 20% de todo o seu faturamento do dia 19 para o Instituto Protea — e esse dinheiro vai direto para o custeio do tratamento das mulheres que fazem parte do projeto.
Além disso, o faturamento das vendas de todas as camisetas rosas ao longo do mês também será doado.
Viu como o seu básico pode fazer a diferença?
Acesse a nossa loja virtual e garanta a sua camiseta confortável, de alta qualidade e solidária!