Quais são os 7 estilos universais e qual é o seu?

Quais são os 7 estilos universais e qual é o seu?

A moda sempre foi uma forma de expressão que reflete a personalidade e até os sentimentos de cada pessoa. Conhecer o seu estilo é uma forma de expressar a sua identidade e autenticidade por meio de roupas e acessórios — e os 7 estilos universais surgiram para ajudar você na busca por autoconhecimento na hora de se vestir. Mas você sabe o que significam?

Basicamente, os estilos de se vestir podem ser classificados como tradicional, elegante, esportivo, criativo, dramático, romântico e sexy. Neste conteúdo, vamos explicar detalhadamente o que são esses estilos e como você pode descobrir o seu. Acompanhe!

 

O que são estilos universais?

O conceito surgiu dos 7 estilos universais surgiu na década de 1980, baseado em um estudo feito com consumidores da moda. A partir de então, dados sobre o comportamento e a personalidade das pessoas foram coletados focando nas preferências pessoais na hora de se vestir. 

A teoria se popularizou por meio de livros e treinamentos ministrados pelas consultoras de imagem Alyce Parsons e Diana Parente. Foi assim que as pessoas começaram a compreender o próprio estilo e se enquadrarem em duas categorias: os estilos-base e os secundários. 

Os estilos-base são compostos pelo tradicional, elegante e esportivo, enquanto os secundários são o criativo, dramático, romântico e sexy. Cada um tem características específicas que englobam a escolha da modelagem, tecidos, cores, estampas e acessórios. Desse modo, o conceito ajudou as pessoas a conhecerem suas preferências e simplificar a maneira de se vestir. 

 

Quais são os 7 estilos universais?

Você sabe em qual estilo universal se encaixa? É válido destacar que você pode ter dois ou três, por exemplo: um que corresponde ao estilo-base e outros secundários. A seguir, vamos dar mais detalhes sobre cada um para ajudar você a descobrir em quais se identifica. Confira!

 

Tradicional

O estilo tradicional se destaca pela elegância, sofisticação e forma clássica de se vestir. De modo geral, as pessoas que adotam esse estilo priorizam a qualidade dos tecidos e o bom caimento das peças que realçam a silhueta discretamente. 



Portanto, as peças que normalmente fazem parte do guarda-roupa dessas pessoas são os tradicionais blazers, camisas sociais e calças de alfaiataria. Quanto às cores, os tons neutros como preto, cinza e bege são predominantes e tornam o visual versátil e minimalista. 

 

Elegante

O estilo elegante, sem dúvidas, é sinônimo de sofisticação e reflete a personalidade de pessoas que desejam estar bem arrumadas em qualquer situação. Diferentemente do tradicional, elas apostam em cores e estampas, mas sem perder o refinamento. 



O look pode ser composto por sapatos de salto, roupas fluidas e até calças jeans com lavagens discretas de tecidos premium. Pessoas com estilo elegante são mais antenadas com as tendências do que aquelas que se identificam com o tradicional, mas são seletivas quando o assunto é manter a imagem impecável. 

 

Esportivo

Já o estilo esportivo é o oposto do clássico e do elegante, pois tem uma vibe despojada que combina conforto e praticidade. Vale lembrar que essa forma de se vestir não remete especificamente a roupas para práticas esportivas, mas sim porque oferecem liberdade e descontração ao visual. 



As pessoas com o estilo esportivo dão preferência por roupas de malha, camisetas, moletons, calças e jaquetas jeans combinando com o clássico tênis. As peças podem fugir dos tons neutros para dar um toque descontraído ao look. 

 

Criativo

Se você gosta de ousar e é conhecida por ser diferentona, certamente vai se identificar com esse que é o mais divertido dos 7 estilos universais. Os looks costumam ser descontraídos, formados por estampas, cores vibrantes e calçados que fogem totalmente do comum. 



Quem é adepta do criativo está sempre antenada com as tendências da moda para criar looks para lá de ousados. Portanto, vestidos, saias, camisas e calças estampadas e coloridas fazem parte do repertório diário dessas pessoas. 

 

Dramático

Coturno preto, jeans destroyed, saia longa e jaqueta de couro são as peças preferidas de pessoas com o estilo dramático. Ele transmite uma imagem mais urbana de uma pessoa com personalidade forte e ousada. 



Para descontrair o look e acompanhar as tendências, você pode combinar um cropped com jeans oversized e incluir um casaco volumoso. Essa combinação dá uma pitada de autenticidade ao visual sem perder as características do estilo dramático. 

 

Romântico

O romântico é um dos 7 estilos universais que mais demonstram a feminilidade e a leveza das mulheres modernas. As peças combinam elegância e doçura com vestidos fluidos, estampas florais e tons claros. 



Os detalhes chamam atenção e são recheados de rendas, babados, bordados e laços que destacam a delicadeza das roupas. Para complementar o look, as mulheres valorizam calçados delicados como as sapatilhas, sandálias de tiras e scarpins.

 

Sexy

A personalidade da mulher sexy é marcante e ousada, logo, as peças que remetem ao estilo tem essas características. Ao contrário do que muitos pensam, o estilo sexy não é marcado por peças decotadas demais. As roupas podem ser sensuais com um toque elegante.



Um bom exemplo são as roupas alinhadas ao corpo ou com transparência na medida certa, que ficam sensuais sem mostrar demais. Quanto às cores e texturas, os tons vibrantes e as estampas de animal print são referências, além do look all black.

 

Como descobrir o seu estilo?

Embora sejamos influenciados o tempo todo, cada pessoa é única e a moda é uma forma de expressar a sua personalidade. Dependendo da fase da sua vida, a imagem pessoal traduz um dos 7 estilos universais recebendo a influência de um ou dois estilos secundários. 

Portanto, para descobrir o seu, é importante se perguntar o que você quer representar ou expressar por meio de roupas e acessórios. O que vale mais é o conforto e a praticidade? Ou você é uma pessoa que gosta de acompanhar tendências? 

A partir das respostas, é possível definir o seu estilo pessoal tendo em vista a importância de ser você mesma, independentemente de rótulos. Descobrir o próprio estilo é uma forma de autoconhecimento e de se sentir bem consigo mesma!

Quer aprender mais sobre estilo e formas de compor looks para diferentes ocasiões? Não deixe de acompanhar o blog de Basico.com! Aqui, você confere conteúdos incríveis sobre roupas formais, casuais, acessórios atemporais, tendências do momento e muito mais!